segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dança do ventre e Profissionalização

Entrevista com Nadja El Balady
*Sobre profissionalização e Dança do Ventre.

1-  Por que é importante para a bailarina ter um registro profissional
em dança do ventre?
Nadja - É importante para dar garantia à aluna, ou ao contratante, um mínimo de qualidade no serviço prestado pela profissional. É importante para confirmar uma classe de trabalhadoras que luta por uma formação profissional de qualidade e faz parte de uma classe que possui direitos e deveres. Para afirmar nosso papel na sociedade.

2 -  O que a bailarina ganha fazendo o curso
profissionalizante de dança do ventre?
 
Nadja - Ganha o mais importante: conhecimento e prática. Através do curso ela pode entrar em contato com ferramentas que servirão ao seu desenvolvimento artístico. Técnica, teoria, prática de palco e de composição coreográfica. Muito mais do que uma animadora de ambientes, a bailarina torna - se uma artista.3 - Como era antes para se profissionalizar sem profissionais no Rio de Janeiro?
 
Nadja - Bom, não sei ao certo... mas tudo começa com o sindicato dos profissionais de dança do Rio de Janeiro, órgão ao qual somos filiadas... acredito que mesmo os promeiros registros tenham vindo através deste órgão.
4 - O que é lecionado (o que as alunas aprendem) nos cursos
profissionalizantes? E nas aulas de dança do ventre?

Nadja - Nas aulas de dança regulares a aluna toma contato com com seu próprio corpo e sua auto imagem. O ideal é que haja um trabalho de consciencia corporal para que ela possa conhecer como funcionam as articulações e grupos musculares mais ligados ao trabalho da dança do ventre. Isso através de exercícios de percepção e alguns movimentos da dança que caminham neste sentido. Trabalhamos postura, fortalecimento muscular e técnica de quadril e outros elementos técnicos relacionados ao trabalho de dança em geral. Existe toda a parte cultural a ser explorada em relação à cultura do oriente médio. É necessário que haja um entendimento das músicas que são dançadas e da cultura que está sendo representada. É preciso estudo dos ritmos musicais e ainda das danças populares relacionadas.
No curso profissionalizante, todo este conhecimento vem carregado de significado, do ponto de vista de quem vai utiliza - lo para seu ganha pão. Ensinar outras pessoas a dançar requer um aprendizado direcionado neste sentido. Utilizar este conhecimento com responsabilidade e criatividade em suas apresentações. Indo além, este é o momento do despertar artístico, onde podemos vislumbrar novos horizontes para quem tem a dança como meio de expressão. Aprender a compor coreograficamente, relacionando movimento e espaço da maneira mais criativa possível, sempre margeando este caminho com o conhecimento cultural adquirido.
 
5 - Onde é lecionado o curso profissional e as aulas? Quanto tempo dura? Quais dias ocorre o curso?
 
Nadja - O curso Profissionalizante Nadja El Balady é realizado no Portal Violeta, espaço holístico, na Tijuca. Sábados das 11:00 às 13:00, com 15 meses de duração.
6 - Depois de se profissionalizar a bailarina está pronta para dar aulas? Ela deve parar de fazer devido à formação ou sempre deve fazer workshops e aulas?
 
Nadja - É importante sempre se manter atualizada, freqüentando aulas e workshops de bons profissionais que venham complementar seu desenvolvimento. O fim do curso significa o início da profissionalização. Quanto a dar aulas, o ideal seria a freqüencia em um curso de graduação em licenciatura em dança, mas como isto não é possível na maioria dos casos, faço o possível para transmitir o máximo de experiência e orientação neste sentido.
7 - O que a dança do ventre representa para você? E quando está ensinando as suas alunas?
 
Nadja - Significa meio de transformação pessoal direta e social indiretamente. Significa bem estar e convivencia com pessoas afins. Significa o despertar da magia em nossas vidas, significa compartilhar a arte, a beleza, e a alegria. Auto estima e busca pela felicidade.
8 - O que é preciso ter em termos de conhecimento para ser uma boa bailarina e professora de dança do Ventre?
 
Nadja - Conhecimento, ao menos superficial, de anatomia e cinesiologia relacionados aos principais movimentos de dança oriental. É preciso conhecimento ritmico e musical árabe. É preciso conhecimento cultural e é preciso conhecer as dificuldades de quem aprende, para encontrar meios de transmitir o conhecimento.
9 - Além das aulas práticas, o que é ensinado na Escola de danças Orientais Asmahan?
Nadja - Companheirismo, respeito e crescimento pessoal e artístico. O processo de aprendizado visto como o desenvolvimento integral da mulher.

10 -  O que dança do ventre traz de retorno para você?
 
Nadja - Traz realização pessoal, grandes amigas e parceiras de arte, momentos únicos de vida, plenitude feminina, e o pão da minha mesa.
11-  Antes de Escolas profissionalizarem as bailarinas, como era feito o registro
profissional?
 
Nadja - Na verdade as escolas ainda não profissionalizam plenamente, mas encaminham para a profissionalização. Infelizmente ainda não temos recursos suficientes para administrar projeto completo que possa ser reconhecido pelo MEC como verdadeiramente profissional, embora este seja meu maior sonho.
Viabilizamos o conhecimento da melhor foma possível e encaminhamos as formandas para a prova do Sindicato de classe.
12 - A Escola de Dança do Ventre Asmahan promove Shows e eventos. Isso é uma maneira de difundir a cultura árabe em nossa cidade?


Nadja - Seguramente. Shows, eventos, festivais, mostras de dança, workshops são meio de difundir não só a cultura árabe, como a arte da dança oriental, que vai muito além dela.


 

4 comentários:

  1. Muito legal professora! Eu sei que sou só iniciante mas acho que a profissionalização na dança do ventre é importante não só para as alunas, mas principalmente para as próprias professoras.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Florzinha, legal! Tomara que estas informações sirvam também para as meninas iniciantes escolherem bem suas professoras!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Qual o tempo minimo de danca para estarmos aptas a fazer o curso profissionalizante? Sou iniciante e muuuito a trilhar ainda.. mas tenho esta duvida, pois quero ampliar os conhecimentos indo alem da pratica dos movimentos.. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, em geral indicamos de 3 a 4 anos de estudo antes que a pessoa procure a profissionalização. Mas varia de pessoa para pessoa. Algumas precisam de mais tempo, outra de menos, porque depende da sua capacidade de absorção dos conhecimentos, da sua experiência anterior e mesmo da sua estrutura corporal.

      Excluir