terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quando uma aluna está pronta para dar aula?

Aqui está o texto a respeito de Metodologia em Dança do Ventre, escrito por mim e publicado na revista Shimmie nº 10 (anril/maio 2012), na coluna "Ponto de Vista", onde respondi à seguinte pergunta:

Quando uma aluna está pronta para dar aula?

Acho que a aluna está pronta para dar aula quando aquilo que ela sabe, mesmo sendo pouco, ela sabe bem e sabe ensinar. Pelo menos foi assim quando eu comecei. Sabia que não sabia tudo, mas tinha a oportunidade e vontade de me aprimorar. Começar a dar aula não é sinônimo de estar pronta e acabada enquanto profissional. Ensinar demanda eterno aprimoramento. E por isto temos mais estímulo para continuar estudando, a medida em que vamos tendo retorno do nosso trabalho.
Curso profissionalizantes, DRT, workshops, viagens, graduação em Dança. Tudo isto me forneceu ferramentas para construir minha própria metodologia, mas sobretudo, a EXPERIÊNCIA, considero o principal elemento de uma metodologia de ensino bem construída, baseada no amor pelo desenvolvimento daquelas que estão sob sua orientação.
Nada mais gratificante do que perceber o desabrochar de irmãs artistas que, através do caminho aberto por você, irão iniciar outras tantas mulheres no caminho da dança e da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário